quinta-feira, 15 de maio de 2014

Opinião de uma brasileira sobre a copa no Brasil

     Inspirada nos protestos que recomeçaram (espero que não acabem) hoje no Brasil, resolvi expor minha opinião de forma clara com dados que coletei em minhas pesquisas sobre o assunto.

     Nós, brasileiros, temos a fama de loucos por futebol. Bem, podemos até ser loucos por futebol, mas acho que agora nosso governo começou a perceber que não, nossa loucura não nos faz tolos.
     Nossa copa já é a mais cara da história. Absurdos R$28 bilhões foram "gastos" até agora. Na verdade eu me surpreenderia se os políticos não tiverem no mínimo tirado a metade para o próprio bolso, considerando que apenas 40% do previsto para a copa foi concluído.
     É muito óbvio que investiram nos estádios primeiro e deixaram a infraestrutura para depois, considerando que apenas 10% das obras que seriam realmente úteis para quem mora nas cidades cede foi feito. E é muito óbvio também que se já não teríamos estrutura com essas obras prontas, definitivamente não temos estrutura.
     Mas estamos falando de políticos corruptos e sem noção que só querem manipular o povo com um governo parecido com o de Roma, na base da política "pão e circo" (bolsa família e copa/olimpíadas). Agora vamos pensar, a bola da vez é a copa. Já "gastaram" R$28 bilhões. Quanto mais vão roubar até as olimpíadas?
     Acho realmente uma pena que pararam as manifestações quando elas haviam começado e só a recomeçaram agora. Porque se continuassem com a mesma força que vai até o dia da copa (Deus me leia) a FIFA a teria cancelado.
     Não culpo os manifestantes por terem parado, até porque a educação no país é uma droga. Você paga R$ 200 reais de mensalidade em um colégio particular meia boca, R$1.000 reais em um colégio bom, e de R$3.000 para cima em um excelente. É isso ou o ensino público em que os professores não conseguem dar aula direito e a matéria é fraca.
     Entrando nisso, podemos falar do salário dos professores que é baixíssimo. Os professores são os pilares da sociedade, eles ensinam e formam junto com uma família e um ambiente equilibrado (daqui a pouco comento sobre isso também) um cidadão. Eles vão ganhar a partir desse ano (concursados) R$1.697,37. Um salário que não condiz com o valor deles.
      E não são só eles. Os bombeiros que salvam vidas arriscando as próprias e muitas vezes morrendo por outras pessoas ganham R$2.234, os policiais que arriscam a vida combatendo o crime ganham R$2.242. Sabe o que mais me irrita? Ver os políticos corruptos ganhando por mês R$26.000 (esse é o oficial, sem contar com o que eles roubam, claro, porque daria milhões) e votando o aumento do próprio salário. E também me irrita um cara que ganha milhões por mês para chutar a porra de uma bola. É absurdo, não tem lógica nenhuma.
     Agora vamos falar do ambiente equilibrado, que teria no mínimo Educação, Segurança e Saúde. A educação é tão fraca que re-elegeram o Lula e e Elegeram a Dilma. A Segurança é tão ruim que se você ligar o noticiário ás 18h só tem assassinato, morte, estupro, assalto e etc. E a Saúde é tão incrivelmente ruim que a maioria dos brasileiros sabem do trocadilho SUS - Seu Último Suspiro e não sabem que SUS significa Sistema Único de Saúde.
    Nem sempre foi assim. Minha mãe estudou em escola pública, meu pai também, assim como meus tios. E era boa. Nunca foi sensacional, mas era razoável. Eles estudaram antes do PT tomar o controle do país em uma ditadura não pronunciada. Eles passaram pelo SUS e não morreram (nunca tiveram nada grave também, se não...). Brincar na rua era normal e não perigoso.
    Eu fico tentando imaginar como era isso. Sério, tentando, porque não entra na minha cabeça que o Brasil um dia foi assim. Simplesmente não entra.
    Bem, aos professores e demais profissionais que estão em greve, vocês estão certos. Aos brasileiros, que não abandonemos a luta depois da copa porque ela tem que continuar para mudarmos algo. E aos estrangeiros que vêm para assistir aos jogos, vocês são loucos.

  É essa a minha opinião. Bjss Cla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário